TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA PÁSCOA

Estamos vivenciando este tempo litúrgico chamado Quaresma, que se insere dentro do grande...

A história dessa comunidade é um marco de ousadia e determinação do povo de Deus que, a despeito de inúmeras dificuldades, foi incansável em seguir o querer de Deus.

A situação do local era bastante precária na época em que o Padre João Mush fazia visitas aos fiéis, levando um alento a um povo sedento da palavra de Deus.

O primeiro bispo a fazer a Visita Pastoral a futura comunidade foi Dom Adriano, que já percebia que o coração deste povo pulsava forte no anseio de que naquele lugar fosse erguida uma comunidade católica.

O início do trabalho de evangelização aconteceu por volta de 1988/89, com o Padre Henrique que, junto com a Irmã Silvia e o Seminarista Amaury, que eram agentes pastorais, procuravam um terreno para a construção da capela. Este trabalho foi iniciado nas residências dos casais Sr. José e Augustinha, Sr. João Neves e Maria, Sr. Damásio e Lindaura, Dona Tereza, Diná, Marta, Marilena e tantos outros que colaboraram para a concretização deste sonho.

Em 1990 o então pároco Padre Alexandre visitou a comunidade, que via cada vez mais próxima a possibilidade concreta e efetiva da construção da capela. Em frente a casa de Dona Maria Neves tinha um terreno baldio, que foi ocupado através de um pedido de uso capião junto a prefeitura, pedido feito por uma comissão da comunidade. Foi realizado um mutirão, comandado por Dona Carmelita, que envolveu a todos. Lá então foi colocada uma cruz de madeira pelo Sr. José.

Em 1992/93 começou a construção do salão comunitário com apoio do Padre Fernando. Nesse salão é que, inicialmente, eram feitas as celebrações da comunidade. Neste ano, já com a colaboração do Padre Valdir, houve a inauguração de uma creche, que recebeu o nome de “O Carmelinho” (escolhido em votação). Esta creche recebeu o apoio, para sua montagem, de um grupo de senhoras, tendo a frente a Sra. Helena Amaral. A creche foi bem recebida pela comunidade, já que esta, por ser muito carente, foi beneficiada com este presente.

A catequese já existia, assim como círculos bíblicos e oficinas de oração nas casas dos moradores. Nesse momento, surgiu a necessidade de formar o Conselho Comunitário, sob a orientação do Padre Valdir.

Aconteceu então uma eleição na casa da Sra. Odília, com a presença de toda a comunidade, sendo eleita como coordenadora a Sra. Marilena e vice-coordenadora a Sra. Lindaura.  Ainda foram eleitas a Sr. Ediberta como primeira secretária e Sra. Odília como segunda. Nas demais funções, a colaboração era recebida de Dona Deise, do Sr. José e outros tantos que abraçaram a missão desejada por Jesus.

O início da construção da capela aconteceu, e o apoio do Padre Valdir foi determinante. Também através de votação, foi escolhido o nome da comunidade: “Nossa Senhora do Carmo”.
Com o trabalho árduo e determinado deste povo abençoado, foi possível construir a capela em honra a nossa Mãe. O material para a construção era levado nas mãos, já que os caminhões não chegavam até o alto do morro, deixando-os no início da rua.

A primeira procissão realizada foi com Padre Valdir, levando a imagem de Nossa Senhora do Carmo doada por Dona Júlia Távora. Nesta procissão houve uma grande participação de fiéis da própria comunidade, assim como de toda a paróquia, tendo apoio de tantas pessoas queridas, como a saudosa Dona Glória e do Sr. Pinho.

Assim nasceu a Comunidade Nossa Senhora do Carmo. A determinação e coragem desses primeiros participantes nos remete ao vigor dos primeiros cristãos na organização das primeiras comunidades.

nossos contatos

missas