Publicado em 03/MAR/2020

TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

Estamos vivenciando este tempo litúrgico chamado Quaresma, que se insere dentro do grande Ciclo Pascal. Iniciou-se com a Quarta-Feira de Cinzas e se prolongará até a Quinta-Feira Santa, na Missa da Santa Ceia. Essa missa vespertina já não faz parte da Quaresma, mas sim do Tríduo Pascal. O que devemos fazer na Quaresma?

A Oração

Nesse tempo, os cristãos se dedicam mais à oração. Uma boa prática é rezar diariamente um salmo ou, para os mais generosos, rezar todo o saltério no decorrer dos quarenta dias. Pode-se, também, rezar a Via Sacra às sextas-feiras!

A Penitência

Os dias quaresmais (exceto os domingos!) são dias de penitência. Aliás, esta é a prática que melhor caracteriza a Quaresma! Sem renúncia ao alimento, não há observância quaresmal.

Cada um deve escolher uma pequena prática penitencial para este tempo. Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa os cristãos jejuam: o jejum nos faz recordar que somos frágeis e que a vida que temos é um dom de Deus, que deve ser vivida em união com Ele; também nos ensina a domar nossos instintos.

A Esmola

Trata-se da caridade fraterna. Este tempo santo deve abrir nosso coração para os irmãos: esmola, capacidade de ajudar, visitar os doentes, aprender a escutar os outros, reconciliar-se com alguém de quem estamos afastados – eis algumas das coisas que se pode fazer neste sentido.

A Meditação da Palavra de Deus

Este é um tempo de escuta mais atenta da Palavra: o homem não vive somente de pão, mas de toda Palavra saída da boca de Deus. Seria muitíssimo recomendável ler durante esse tempo o Livro do Êxodo ou o Profeta Jeremias ou Oséias ou, ainda, um dos Evangelhos ou a Epístola aos Romanos.

A Conversão

“Eis o tempo da conversão!”, diz-nos São Paulo. Que cada um veja um vício, um ponto fraco, que o afasta de Cristo, e procure lutar, combatê-lo nesta Quaresma. Boa quaresma a todos

FESTA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA

Anunciamos com alegria a primeira festa paroquial em honra a São Francisco de Paula, que será realizada no dia 29 de março, como um momento privilegiado para acolhermos a colônia italiana presente no Estado do Rio de Janeiro. Com a entronização da imagem do santo “Eremita da Caridade”, que aconteceu no ano passado, inaugurou-se o “Espaço Cáritas”, lugar para direcionarmos os donativos para as famílias pobres atendidas na Paróquia e ajudar a Casa da Solidariedade. Peçamos a Deus, por intercessão de São Francisco de Paula, que nos ajude a amparar aqueles que mais precisam de nossa solidariedade.

Pe. Max de Jesus

Pároco