Grupo Narcóticos Anônimos (Grupo da Liberdade)
Conheça um pouco do Grupo Narcóticos Anônimos

O Grupo Narcóticos Anônimos é uma associação comunitária de adictos a drogas em recuperação, derivado do movimento de Alcoólicos Anônimos no final dos anos 40, com suas primeiras reuniões na área da cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA, no início dos anos 50. Por muitos anos, a associação cresceu vagarosamente, até publicar seu auto-entitulado Texto Básico, fazendo assim as taxas de crescimento subirem vertiginosamente.

Grupos se formaram rapidamente no Brasil, Colômbia, Alemanha, Índia, Republica da Irlanda, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido. Nos três anos seguintes à publicação do livro básico de NA, o número de grupos de Narcóticos Anônimos quase triplicou. Hoje, Narcóticos Anônimos está razoavelmente bem estabelecido em toda Europa Ocidental, nas Américas, Austrália e Nova Zelândia com grupos e comunidades de NA recentemente formadas espalhando-se através do Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão e Bangladesh, África, Sudeste da Ásia, Oriente Médio e Europa Oriental.

O primeiro grupo de Narcóticos Anônimos no Brasil estabeleceu-se em 1985, no Rio de Janeiro. Existiam, porém, desde 1976, grupos com o mesmo propósito e que utilizavam a literatura de NA em suas reuniões. Em 1990, estes grupos uniram-se à irmandade mundial de NA. Existem, hoje, no Brasil, mais de 700 reuniões semanais e cada vez mais os grupos de Narcóticos Anônimos se espalham pelo território nacional.

O movimento de NA é um dos maiores e mais antigos deste tipo, com aproximadamente trinta mil reuniões semanais em 100 países.

Em nossa paróquia, os encontros acontecem de segunda a sexta-feira, às 19h, em uma sala anexa a Comunidade Matriz. Lembramos que esse não é um grupo de nossa Comunidade, sendo apenas acolhido por desenvolver um trabalho tão necessário a nossa sociedade. Por esse motivo, todas as ações do grupo são de inteira responsabilidade de seus realizadores.