Vicentinos
Conheça um pouco dos Vicentinos

A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) conhecida como Vicentinos, é um movimento católico e internacional, fundado em Paris em 1833. Esta sociedade se inspira no pensamento desse Santo que prega a justiça e a caridade. É aberta a quem desejar viver na fé, no amor e no serviço a seus irmãos.

A SSVP ajuda a comunidade de várias formas, como no contato pessoal, tentando aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem. A sociedade não se limita a aliviar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram. A ajuda chega a quem necessita, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social.

Os membros da SSVP são unidos entre si pelo espírito de pobreza e de partilha. Formam, no mundo inteiro, com aqueles a quem prestam auxílio, uma só família, buscando contato com todos os demais movimentos e organizações inspiradas em São Vicente de Paulo: é a FAMÍLIA VICENTINA. Os vicentinos procuram, pela oração, pela meditação da Sagrada Escritura e pela fidelidade aos ensinamentos da Igreja, ser testemunhas do amor a Cristo, em suas relações com os mais desprovidos, bem como, nos diversos aspectos da vida.

Atualmente a SSVP está presente em 135 países, com um número aproximado de 500 mil membros. O Brasil é o maior país vicentino do mundo: são 20 mil Conferências, 1754 Conselhos Particulares, 272 Conselhos Centrais, 30 Conselhos Metropolitanos e 2 mil Obras Unidas, coordenadas pelo Conselho Nacional do Brasil. São 250 mil membros. A Conferência São José, no Rio de Janeiro foi a primeira no Brasil, fundada no ano de 1872.

Em nossa paróquia, os Vicentinos atuam na Matriz, organização a distribuição de Cestas Básicas mensais, entre outras atividades. No primeiro final de semana de cada mês, os paroquianos são motivados a levarem para as missas, alimentos não perecíveis. Esses são armazenados junto aos demais, que chegam durante o mês, para que as cestas básicas sejam montadas e distribuídas.

Venha conhecer de perto esse bonito trabalho. Seus encontros são aos domingos pela manhã, depois da missa das 7h.

Coordenação: Cláudio Brás